sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Administrando talentos...

Olá, meninas!
Tudo bem com vocês?



Eu espero que esse post abençoe tremendamente a vida de vocês, ao ponto de abrir os olhos daqueles que dormem e despertá-los para tomar um posicionamento agradável aos olhos de Deus. (:


Administrando talentos...


Vamos observar  a parábola dos dez talentos:


   "Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

    E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe." Mt 25:14-16

    Deus, assim como este homem, pega suas riquezas e confia aos seus servos E decidir de que maneira eles serão administrados é uma tarefa que cabe unicamente à nós.
    Deus põe sonhos, dons, ministérios em nossas mãos, mas... O que fazemos deles ?

   "E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
    Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.

    Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor." Mt 25:16-19

    O Senhor nos confia riquezas e, assim como alguém que deposita um valor na sua conta e vez ou outra tira um extrato para conferir, Deus visita os nossos corações para tirar os extratos da conta e saber se aquele fruto está prosperando.
    Deus realmente nos dá coisas lindas e isso é só Ele quem pode nos dar, mas o que determina se crescerão ou morrerão é a nossa decisão.


    Assim como na parábola dos dez talentos, Deus nos entrega seus bens e nós, assim como aqueles três servos é que decidimos como cuidaremos desses bens.

   "De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
    Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
    Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria."  Rm 12:6-8

    Nessa parábola, os talentos representam nossas aptidões, tempo, recursos e oportunidades de servir ao Senhor enquanto estamos aqui na terra.
    Deus considera isso como um legado nosso, que nos foi confiado para ser administrado da melhor maneira possível. Ele ordenou à nós diferentes dons para cumprirmos a tarefa de servi-lo e não podemos deixá-los morrer. Precisamos nos prepara e buscar ao Senhor incessantemente à fim de atingir a sabedoria para usá-los em Seu Reino.

    Deus não chamou apenas adultos, cheios de experiências de vida e entendidos em Palavra, mas também à nós jovens, adolescentes e até crianças. Deus não se importa com o que temos a oferecer, por mais que não estejamos realmente preparados, Ele nos escolhe e derrama sobre nós a Sua unção.
   Apesar do friozinho na barriga que bate quando pensamos sobre aceitar algo de Deus, um chamado, assumir um dom, devemos estar posicionados:

   "Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles." Mt 25:20
    E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Mt 25:22
    Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
    E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu." Mt 25:24-25

    O servo que recebeu um talento teve medo de perdê-lo ou de não saber como administrá-lo e o escondeu.
    Por outro lado, os outros servos não exitaram em administrar com zelo aquilo que o senhor lhes confiou. Através da disponibilidade de coração dele em zelar por aqueles talentos foi gerado algo tão bom, que quando foram se apresentar ao senhor deles, não tinham mais os talentos que receberam, tinham o dobro.
    Assim também acontece conosco. Quando temos disponibilidade e o desejo sincero de usarmos os dons que Deus nos deu, através da graça, algo tão bom é movido em nós que conseguimos ofertar ao Senhor um serviço que O alegra e Ele derrama Sua glória sobre nós. Ao contemplar o nosso empenho em zelar pelos talentos, Deus diz pra nó o mesmo que aquele senhor disse para seus servos:

   "E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." Mt 25:21

    Deus é um ser tão maravilhoso que, mesmo sendo digno do nosso melhor sem ter que nos dar nada em troca, por mais que não mereçamos, quando Ele vê em nós sinceridade de coração ao cuidar dos talentos, nos recompensa com a manifestação de Sua glória e Seu poder.

    Mas, e ao servo que teve medo. O que lhe foi dito ?

   "Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?" Mt 25:26

    Agora, olhe para dentro de você e pense naquilo que o Senhor te deu, nos dons que te entregou...
    Qual tem sido a sua posição diante deles ?
    Será que Deus ao olhar pra você dirá servo bom e fiel, ou servo mau e negligente?

Que Deus abençoe você! (:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. precisamos estar atentos para nao deixarmos enterrados nossos talentos.
    muitas vezes, recebemos algo para aperfeiçoarmos, multiplicarmos e até dividir com outros cristãos e nos acomodamos.
    neste mundo conturbado se nao estivermos atentos deixaremos de lado as bençaos pelo comodismo. mas quando temos algo para fazermos para o Senhor devemos nos empenhar e fazer o melhor de nós. se nao temos capacidade ou sabedoria para desenvolver determinado trabalho é só pedir a Deus que ELE dá a todos sem distinção. gosto de texto de ec. 9.10: tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme tuas forças.
    e assim, Deus vai nos capactando dentro de nossas possibilidades.
    um abraço e que Deus continue vos abençoando em NOme de Jesus!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida! :D
    É verdade, às vezes temos tanto medo de algo que é Deus quem faz, nós somos só o meio que Ele usa para fazer. (:
    Muuuuito obrigada!
    Que ele continue nos abençoando! ;D
    E seja bem-vinda! É um prazer tê-la conosco! (:
    Beeeijos ;**

    ResponderExcluir