sábado, 7 de janeiro de 2012

Elá, o vale que nos leva à decisão

Tempos Ruins... Momentos em que não tem o que se fazer...
Olhamos para o alto e vemos:
Apenas um céu fosco... Opaco...
Tão nublado e enegrecido quanto os nossos pensamentos...

 Israel encontrava-se em uma situação semelhante, em que um incircunciso, chamado Golias, natural de Gate, afrontava Israel há 40 dias todas as manhãs e tardes (I Sm 17:16), e em nossos dias não é muito diferente, os nossos gigantes vêm nos assombrar e tentam nos intimidar, fazendo-nos retroceder em nossa caminhada... convenhamos que o nosso adversário não tenha lá quase três metros de altura, mas assim como Golias era para Israel, o desemprego, a ansiedade, o medo do futuro, ministérios caídos, sonhos frustrados, entre tantos outros, são para nós hoje. Geralmente, tais gigantes são os provocadores dos nossos primeiros pensamentos do dia e de forma trágica os levamos para o nosso leito á noite, dando a eles o destaque de ser a nossa última preocupação, até que o sono por alguns instantes nos  liberte.
Em momentos como esse, precisamos de um “frágil” Pastor que resida nas encostas das montanhas de Israel, especificamente em uma pequena cidade chamada Belém, pastor este que entre outras coisas é o intitulado: homem segundo o coração de Deus.
Em uma sucinta descrição deste jovem segundo o coração de Deus, nos permitimos fazer uma alusão das sagradas escrituras:
“Então, respondeu um dos jovens e disse:eis que tenho visto um filho de Jessé, o Belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; O senhor é com Ele”  I Sm 16:18.
Isso era o que precisávamos para salvar a pátria mal administrada por Saul, de Israel. Um ruivinho, de gentil aparência metido a valente, que gostava de matar urso e leão (I Sm 17:34-35), mas sobretudo cria em Deus de forma incondicional.
Davi foi ao campo de batalha a mando de Jessé para averiguar o estado dos seus irmãos. Quando no Vale de Elá, ele toma uma decisão que mudaria a trajetória de sua vida, ao ouvir Golias afrontar o Deus de sua nação. De forma injusta e arbitrária o que Golias queria era: um combate corpo a corpo com um dos homens de Israel, contudo em meio ao exército de Saul, não existia ninguém apto, por isso o jovem Davi teve que assumir a situação.
Hoje, muitos de nós, nos encontramos no Vale de Elá, que de forma não pretensiosa, eu chamo de Vale da Decisão, tendo muitas vezes que lutar com um bruta montes sem coração em combate corpo á corpo. Vemos-nos em uma situação que exige uma tomada de decisão. Pessoas dependem de nós, circunstâncias carecem da nossa atenção ou até mesmo para continuarmos a subsistir precisamos lutar.
O final desta história todos nós já conhecemos, mas o final da sua história só você tem o poder de decidir. Não olhe para o Gigante, independentemente do seu tamanho, porque sem dúvidas você cairá, mas se você olhar para o autor e consumador da sua fé como Davi fez, sem dúvida alguma o seu Golias não terá alternativa alguma a não ser CAIR.



Danielle Warol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: