segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ensinamentos de Jesus

Hoje quero falar sobre um precioso ensinamento de Jesus, leia o texto:

Mateus 23: 1-12
"Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Neste capítulo, Jesus critica os líderes religiosos judeus, especificamente os escribas e fariseus. Ele diz aos seus discípulos e à multidão, que os escribas e fariseus ensinavam coisas que não praticavam. Sabe aquela frase que sempre dizemos: "Temos que viver o que pregamos."? Era isso que Jesus estava dizendo, que eles diziam e ensinavam muitas coisas boas, mas não colocavam em prática nas suas vidas. (leia o versículo 3).

Não foi apenas isso, Jesus também acusou os fariseus e escribas de praticarem sua religião apenas para serem vistos e honrados pelos homens (leia os versículos 5 e 6). Uma prática que Ele já havia condenado em Mateus 6:1"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus." E também em Mateus 23:12, como já vimos: "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Podemos ver que Jesus ensinava a humildade o tempo todo. Percebemos então que os fariseus e escribas eram falsos porque suas pregações eram divergentes de suas atitudes. Sabe o que faltava para eles? Humildade e amor! Olha que frase interessante: "As palavras podem induzir, mas são as atitudes que tem o poder de convencer.” Você sabia que todos nós temos, em algum momento de nossas vidas, um poder muito grande de influência sobre as outras pessoas que nos cercam? Isso nos traz uma grande responsabilidade. (O que os fariseus e escribas não tinham, pois falavam e não praticavam)

Nós, cristãos, além de sermos responsáveis pelo que falamos ou ensinamos, não podemos esquecer que seremos julgados pelo que fazemos. Assim como aconteceu na época de Jesus, hoje, as pessoas também irão olhar as nossas atitudes.

Para que não venhamos vacilar em nossa caminhada, nem deixar de lado o que Jesus nos manda fazer, precisamos firmar um compromisso com Deus, isso acontece quando dispomos nossas vidas a Ele, quando temos comunhão com Ele. Através da leitura da Palavra, pois é quando permitimos que o Senhor fale ao nosso coração. Através da oração, pois falar com ele é a nossa base para a comunhão. Através do louvor, ‘’Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.’’ Hebreus 13:15.
E através da comunhão com os nossos irmãos, onde aprendemos a tolerar diferenças, amar, e a perdoar.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.1 João 1:7

Jesus te convida hoje a ter um relacionamento com Ele, viver seus sonhos e desfrutar do seu amor! Ser humilde, seguir seus ensinamentos... Eu quero viver o que prego e você?


Obrigada, Jesus! Por nos ensinar tantas coisas lindas...



Rebecca Neves
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário